A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, surpreendeu positivamente ao anunciar, em uma reunião exclusiva com mídias negras, que fará o pronunciamento nacional do Dia da Consciência Negra. Marcado para ir ao ar na TV aberta no domingo, 19, o pronunciamento ocorrerá no lugar do presidente da república, demonstrando um gesto significativo de aproximação do Ministério da Igualdade Racial com as mídias negras.
Esta iniciativa reflete o compromisso do governo no combate ao racismo, trazendo o debate sobre a Consciência Negra para o centro da comunicação institucional. Anielle destaca a importância desse passo inicial, que evidencia o interesse ministerial em ouvir as demandas por uma comunicação mais inclusiva e menos estereotipada.
Após a assinatura do decreto pelo presidente Lula, o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) terá 90 dias para elaborar o “Plano de Comunicação Antirracista da Administração Pública”. Com representantes do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o GTI buscará incluir especialistas e representantes da sociedade civil em suas discussões.
Anielle Franco e Paulo Pimenta terão a responsabilidade de assegurar a participação de mulheres e pessoas negras nas atividades do GTI. Além da elaboração do plano, o GTI propõe estratégias para fortalecer mídias negras, promover a diversidade racial em publicidades estatais e dialogar com a sociedade e veículos de comunicação.
Como ações iniciais, o governo realizará o webinário ‘Racismo na Internet’ em 29 de novembro, integrando os trabalhos do GTI. O evento reunirá diversos setores para discutir medidas de proteção a vítimas de violação de direitos nos serviços digitais de comunicação.
Ministra Anielle Franco faz pronunciamento à nação neste domingo (19) (correiobraziliense.com.br)